quarta-feira, 27 de outubro de 2010

DIREITO DE RESPOSTA – Professor Theophilo Alves Souza Filho


Torno públicas, em nosso blog de candidatura, as matérias veiculadas pelo site Rondoniaovivo que deturpa a verdade e os fatos, 1ª Matéria publica no dia 26/10/2010 as 9:25 e a 2ª Matéria publicada  as 13:35. Tais notícias afrontam a dignidade do ser humano e nos leva a refletir sobre os artifícios utilizados para alcançar os objetivos pessoais. O direito de resposta está disponível em http://www.rondoniaaovivo.com/news.php?news=69072 e no texto abaixo.

DIREITO DE RESPOSTA – Professor Theophilo Alves Souza Filho

Em menos de 24 horas este é o segundo esclarecimento dado por mim a falsas acusações dirigidas a minha pessoa. Ontem, foi a falsa história do desalojamento do grupo do CEGEA do seu prédio ainda não concluído o qual eu estaria planejando destinar ao departamento de Biologia. Hoje, tentam atingir-me naquilo que me é mais caro: minha honra e minha família.

Quando me candidatei a reitor da Unir, em nenhum momento imaginei que inverdades deste porte poderiam ser publicadas. Mesmo sendo adversários, somos colegas de trabalho. Não somos bandidos. Usaram de uma situação levantada pelo professor Erasmo para caluniar-me neste momento de eleição. Como visto posteriormente, mesmo o professor Erasmo afirma não ter sido apontada por ele nenhuma irregularidade. Acusar a mim e a minha esposa de desvio de recursos públicos é injurioso. Admito que quando li a reportagem fiquei profundamente abalado. Tenho 63 anos dos quais 30 dedicados a construção da Unir. Trabalho no projeto de construção da Unir mesmo antes de sua fundação. Em nenhum momento nos servimos da instituição. 

Mas por que então, dirigir-se a um órgão de imprensa com informações falsas, com o objetivo de denegrir a imagem de um colega? Será que o poder representado pela reitoria vale a deslealdade? O que estamos querendo construir? O que estamos ensinando aos nossos alunos? Estamos dizendo a eles que para conseguirmos um objetivo vale caluniar, espezinhar, mal-tratar e difamar? Sou educador e me recuso a utilizar tais maneiras de fazer política. Nossa participação na campanha eleitoral da Unir vai além do papel de concorrentes. Temos a função pedagógica de dizer aos mais novos que é possível fazermos política de modo digno e verdadeiro. Quem lança mão de estratégias como esta não encontrará em mim resposta igual. Refuto de maneira veemente as acusações dirigidas a mim e a minha esposa (Professora Mariluce).

Não aceito este tipo de atitude. Documentos comprobatórios da lisura da administração do Dinter em Administração encontram-se a disposição de todos na portaria do NUCS. Peço a todos que procurem informar-se sobre as falsas afirmações veiculadas no Rondoniaaovivo.

Professor Theophilo Alves Souza Filho

2 comentários:

  1. NOTA DE APOIO AO PROFESSOR THEOPHILO

    É de se impressionar que, às vésperas de uma eleição de Reitoria da Universidade Federal de Rondônia, começam a surgir notícias levianas, os quais visam macular a imagem do professor Theophilo, candidato cuja adesão tem crescido exponencialmente entre os três grandes segmentos: docentes, discentes e técnicos.

    Já são conhecidas as estratégias de grupos que desejam que a UNIR não vá para frente, mas a nossa inteligência como eleitores não permitirá que atos de desespero tais como invenção de factóides impeça de fazer a coisa certa.

    Repudiamos peremptoriamente atitudes difamatórias como essa, e não nos curvaremos daquilo que acreditamos como correto.

    Assinamos:

    Professores e Acadêmicos do curso de Administração.

    ResponderExcluir
  2. Sou professora da UNIR e aluna do Curso de Doutorado (DINTER), alvo de toda essa discussão, executado em convênio com a UFRGS e recursos financeiros da SUFRAMA. Esse curso, é resultado dos esforços dos professores Theophilo e Mariluce. Graças a ESTE CURSO, a UNIR fortalecerá seu quadro de professores, pois seremos doze doutores formados em uma IFES com conceito seis na CAPES. E ainda, o NUCS que o professor Theophilo tão bem gerencia, conta com um veículo para deslocamento de pesquisadores e laboratório de informática atendendo aos cursos que têm carência desse tipo de ambiente. Não coloco em duvida a execução do convenio pois conheço Theophilo e Mariluce há mais de trinta anos e sei que sempre conduziram suas vidas com honestidade e ética.

    ResponderExcluir